Convide seus amigos para conhecer o Biblioblog

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dezembro - Formaturas - Férias - Festas

Chegamos ao mês de Dezebro galera, como o título do nosso post já diz: formaturas, férias e festas.
Eu, como sagitariana convicta, amo muito tudo isso, a propósito dia 21/12 é meu níver.
Demorei um pouquinho pra escrever, pois, as agitações de fim de ano requerem muito trabalho, mas, de qualquer forma, obviamente, não esqueci de vocês.
O fato é que eu precisava mesmo postar algo, pois, entro de férias em breve, e preciso ficar um tempo sem postar. 
Mas como detesto despedidas, faço assim, deixo um clima bem gostoso com cheiro de "panetone" no ar e com ótimos desejos para o Ano Novo.
E quando eu retornar, nos falamos novamente. Até a próxima, pois, já estou com saudades de vocês por aqui.
 Beijokas da Mel®
 Boas Festas!!! Boas Leituras!!! Até 2011





quinta-feira, 4 de novembro de 2010

É tarde para Outubro?

Olá galerinha que acessa o nosso biblioblog. 
Achei o título bem sugestivo, afinal, estamos no início de novembro e em outubro não postei nada. Na verdade parece-me que o que houve foi justamente o contrário, pois outubro foi agitadíssimo, entre as datas mais significativas para a nossa bibliô tivemos o dia das crianças, o dia dos professores e dia nacional do livro.
Nosso diretor organizou um jantar lindíssimo para marcar a data tão especial ao nosso corpo docente e claro, eu estava lá, tão perto que entrei na dança, literalmente, fiz parte dos ensaios e juntamente com mais professores e outros funcionários da educação municipal apresentamos uma dança cigana aos passos ensaiados pelo professor Rodney do Valle, para marcar a data. Foi realmente uma noite muito especial. Deixo meus parabéns a todos os profissionais da educação, vocês são essenciais para o país.
Também especial foi o convite que recebi no dia 29 de outubro do radialista "Tupi", citado em nossos posts anteriores por mim como "a voz de Novo Horizonte", honradíssima que fiquei, pois, não bastasse ressaltar a data em seu programa na Rádio 870, colocou-nos ao vivo no ar para contarmos sobre as novidades da bibliô, fiquei sem palavras para agradecer o carinho, afinal, é a segunda vez que nossa bibliô ganha destaque nas rádios locais, na primeira vez,  o convite foi feito pelo professor "Evaldo" na Rádio Amizade e fui até lá para participar e conhecer o estúdio.

 Tupi " A Voz de NH" - Rádio 870 (esta foto eu já tinha, mas adoro)
 Evaldo Munaretto "Sapiência em pessoa" - Rádio Amizade (foto tirada no momento do programa)
Titia Mel (imagem exclusiva, aproveitem,rsrsr)

E assim termino este post, já com saudades e já preparando o próximo. Beijokas e até breve.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Você já os conhece?

Se não os conhece não sabe o que está perdendo! Pois é, galerinha da Bibliô, este mês separei algumas personagens da literatura que não podemos deixar de comentar, claro, só algumas, afinal, são infinitas e entre tantas, acredito que este "post" será apenas o fio da meada para aguçar sua curiosidade, quem sabe, uma "visitinha" na Bibliô refresque "sua mente e sua alma". 
Recorri ao Guia dos Curiosos e achei super interessante, quem sabe aumento a matéria aos poucos e acabo colocando mais personagens que as citadas no guia. Enfim, espero que gostem, "elementar meu caro Watson". 
Alice
 Ao perseguir um coelho. Alice cai num buraco e vai parar no País das Maravilhas. Ali vive uma série de loucas aventuras, ao lado de personagens como o Chapeleiro Maluco, a Lebre, o Gato Cheshire e a Rainha de Copas. O livro Alice no País das Maravilhas foi escrito em 1865 por Lewis Carroll, professor, matemático, poeta, pintor e fotógrafo amador.
Cyrano de Bergerac
O belo Christian de Meuvillette pde a seu protetor, o espadachim Cyrano, que escreva em seu nome cartas de amor para a prima Roxane. Roxane e Christian se casam, mas o marido morre logo. Antes disso, percebe que sua mulher ama o autor das cartas, e não ele. Roxane vai para um convento e, quinze anos depois, descobre a verdade sobre as cartas. A peça do francês Edmond Rostand estreou em Paris em 1897.

David Copperfield
Com a morte do seu pai, o pequeno David Copperfield precisa amadurecer mais depressa. Abandona as brincadeiras de criança e parte para uma carreira que o transformará num escritor de sucesso. A obra foi publicada em 1849. Muitos críticos enxegaram em Copperfield traços de uma autobiografia do inglês Charles Dickens (1812-70), autor também de Oliver Twist. Seu pai, um escriturário, ganhava bem, mas gastava com extravagância. Acabou preso. Dickens saiu do colégio com doze anos e foi trabalhar numa fábrica.

Dorothy 
Dorothy Gale e seu cãozinho, Totó, foram engolidos por um ciclone na fazenda dos tios, em Kansas, e acabaram na imaginária Terra de Oz. Dorothy, depois de viver várias aventuras na companhia do Leão Covarde, o Homem de Lata e o Espantalho, finalmente encontrou o mágico de Oz, que os ajudou a resolver seus problemas. O mágico de Oz foi escrito por Lyman Frank Baum (1856-1919) em 1900.

Frankestein
Victor Frankestein, um estudante de química, biologia, filosofia natural e anatomia, constrói um monstro horrível em seu laboratório. Ao descobrir que é rejeitada por todos, a criatura resolve se vingar de seu criador. O livro Frankestein, de 1818, é de autoria da inglesa Mary Shelley (1797-1851).

Gulliver
Lemuel Gulliver era um pacato médico. Numa de suas viagens, o navio naufragou e ele teve que nadar até a ilha mais próxima. Chegou tão cansado que adormeceu. Ao acordar percebeu que estava todo amarrado. Viu, então, homenzinhos bem pequenos. Soube que aquela ilha era Lilliput, que estava em guerra contra Blefuseu. Motivo: havia uma divergência sobre a maneira correta de...quebrar ovos. O autor, o inglês Jonathan Swift (1667-1745), aproveitou para fazer uma crítica aos homens, que promovem guerras por motivos tolos. Depois, Gulliver vai parar em Brobdingnag, uma terra de gigantes.
Hercule Poirot
O detetive belga é o mais famoso personagem de Agatha Christie (1890-1976). Baixo, totalmente careca e com um bigode ruivo bem cuidado, ele tem como companheiro o capitão Hastings. Na hora de resolver os casos, sempre usando seu raciocínio aguçado, fala nas "pequeninas células cinzentas do cérebro", Agatha Christie, criadora também da divertida miss Marple, matou Poirot no romance Cai o Pano, de 1975. A história, na verdade, tinha sido previamente escrita em meados da década de 40. 
Outro detetive bastante famos é o inspetor Maigret, herói criando pelo belga Georges Simenon.

Macunaíma
Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade (1893-1945), foi publicado em 1928, Macunaíma ganha um amuleto, que vai parar nas mãos do mascate peruano Venceslau Pietro Pietra, o gigante Piaimã, comedor de gente. O gigante mora em São Paulo. É lá que acontecem os embates entre os dois, entremeados com a sátira de aspectos da vida brasileira. Depois de recuperar o amuleto, a deusa-sol oferece ao herói uma de suas filhas em casamento. Mas Macunaíma encontra outra paixão.
Quincas Borba
O filósofo Quincas Borba deixa todos os seus bens para um professor mineiro, Rubião, com condição de que ele tome conta de seu cachorro, também chamado Quincas Borba. Rubião muda-se para o Rio de Janeiro e apaixona-se por Sofia, mulher de seu sócio, Cristiano Palha. Rubião perde sua fortuna e acaba sendo internado num asilo. Morre, depois, em Minas Gerais, acompanhado de seu cão, Quincas Borba, repetindo uma frase: "Ao vencedor, as batatas". Quincas Borba foi escrito por Machado de Assis (1839-1908) em 1891. O personagem aparece também em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881.

Robinson Crusoe
Depois de um naufrágio, Robinson Crusoe vai parar numa ilha desabitada, sozinho, e precisa fazer tudo com suas próprias mãos: a casa, as roupas, as ferramentas. Depois de vinte anos, se depara com um selvagem, que é apelidado de Sexta-Feira por ter sido encontrado nesse dia da semana. Crusoe o educa. Com o sucesso do livro, o autor, o inglês Daniel Defoe (1660- 1731), foi incentivado a escrever uma segunda e uma terceira parte.
Romeu e Julieta
Em Verona, na Itália, a família dos Capuleto e a dos Montéquio viviam se desentendendo. O jovem Romeu vai mascarado ao baile dos Capuleto, se apaixona por Julieta e declara seu amor a ela. Resolvem se casar para ajudar na pacificação das famílias. Romeu sai para uma luta. Julieta toma uma poção que a faz parecer morta. Romeu volta e, vendo a amada daquele jeito, suicida-se. Julieta descobre a tragédia e entrega-se à morte. As famílias se reconciliam junto aos corpos de seus filhos, mortos por amor. A peça de William Shakespeare foi representada pela primeira vez em 1596.
Sherlock Holmes
Criação do oftalmologista inglês Arthur Conan Doyle (1859-1930), Sherlock Holmes é um detetive de mente aguçada, pronto a resolver os mistérios mais difíceis a partir de pequenas pistas. Contava com um auxiliar chamado Watson. Fumava cachimbo, tocava violino e apreciava música clássica. Outra de suas marcas registradas, a frase: "Elementar, meu caro Watson", não aparece em nenhum dos livros escritos por Doyle. Só nos filmes.
Tom Sawyer
Tom Sawyer é um garotinho que vive com a tia Polly e o irmão Sid numa pequena cidade às margens do rio Mississippi. Esperto, Tom e seu amigo, Huckleberry Finn, se metem nas mais incríveis peripécias. Mark Twain (1835-1910), considerado o pai da literatura americana moderna, escreveu também As aventuras de Huckleberry Finn.


Por enquanto são estes, breve posto mais personagens, se quiserem sugerir algum nos comentários, sintam-se à vontade. Beijokas da Tia Mel e até o próximo "post".



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Como prometi, mais fotos da Cia. Teatro do Espelho em Novo Horizonte-SP

Esta é a galerinha que conferiu o evento no dia 6
 
Olha aí a Andréia Pereira que tomou conta pra que tudo ocorresse direitinho


E Titia Mel que não poderia deixar de tirar uma "casquinha" da dupla

Então é isso espero que vocês tenham gostado de tudo, pois, para a Bibliô esta parceria foi mais que benéfica, foi uma realização com a certeza que se sonharmos é sinal que podemos realizar. 
Muito obrigada Viagem Literária pela parceria, breve, porém, MARAVILHOSA.


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Agosto - Cia. Teatro do Espelho

Pois é pessoal, a noite de 5 de Agosto e a manhã seguinte, 6 de Agosto, foram bem legais, a Secretaria de Estado da Cultura de SP, através do Programa Viagem Literária proporcionou para nossa cidade a visita da Cia. Teatro do Espelho.
Inspirados no conto Berenice de Edgar Allan Poe, Willian Germano e Toni D´Agostinho, literalmente "deram um gostinho" mais que especial na apresentação abusando da criatividade utilizando mímica, acordeon e alguns elementos que tornaram-se mágicos diante dos olhos infantis e "nem tão infantis" presentes no Espaço Jovem, local aconchegante cedido gentilmente para o evento pelo pastor Júnior da I.E.Q.; Deus o abençoe, fique registrado nossos agradecimentos.
Andréia Pereira e Titia Mel, estavam lá pra ver tudinho, e olha que aproveitamos cada pedacinho da apresentação descontraída dos rapazes. O terror transformou-se em "terrir" e nem o Sr. Reinaldo que trasportou a dupla até Novo Horizonte escapou de nossas brincadeiras.
Deixo as fotos pra galerinha conferir junto ao agradecimento aos espectadores, além de abraços cordialíssimos à Cia. Teatro do Espelho, e não poderia faltar, é claro, beijokas para as "menininhas", Ana Carolina e Lorena, da Secretaria de Estado da Cultura - SP, já com muitas, mas muitas saudades mesmo.
                                                                          
Performance de Germano e D'Agostinho



                                               A galerinha atenta ao espetáculo                                                            


       
 
    


                                      
Marcando presença a turma " Lendo na Estiva com a Moenda das Letras", projeto bacana da Usina São José da Estiva e um especial com a Cida e a Umbelina, que organizam este projeto com carinho, claro, destaco também a aluna Lorraine  







          
















Esbanjando charme Regina Mércia e Pedro também nos deram a honra da presença, Toni não se fez de rogado e até "ganhou" colo


 João, Rúbia e André
Representando o Colégio Sagrado Coração de Jesus
"Apaixonados por suspense"

O famoso acordeon do Germano, que deu o que falar e o "sorriso encantador" do D'Agostinho
super simpáticos e atentos às poses com os espectadores
Ei, não acabou não, ainda tem mais fotos. Logo, logo eu posto pra vocês, estão em outra máquina ok!

Para a Cia. Teatro do Espelho, desejo que continuem sendo um sucesso e possam viajar sempre por este mundão afora, levando seus encantos adiante.
E à Secretaria de Estado da Cultura, - SP só tenho a agradecer pelo empreendimento, atenção, e todas as coisas maravilhosas que puderam proporcionar para nós, para o público de nossa Bibliô e de tantas outras localidades. Vocês são o máximo, e nos fizeram acreditar que o mundo da literatura pode ser visto de muitas formas e quando apoiado pode mudar o futuro do país. 

Eu não vou deixar de sonhar e conto com vocês. Beijokas da Tia Mel®



      

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Férias - Viajando com a leitura


Olá pessoal, tudo jóia?
“Mouseando” por aí encontrei este texto e achei muito interessante compartilhá-lo com vocês.
Sei que as férias já estão acabando, mas, ainda há tempo pra ler....ei, o que estou dizendo? Sempre é tempo de ler.
Bom, chega de papo, abaixo segue na íntegra o texto da Eliene Percília, com os devidos créditos à Equipe Brasil Escola.
“Chegou o período de férias e o que fazer? Que tal viajar, fazer uma viagem diferente das outras, viajar por mundos e dimensões desconhecidas? É isso que acontece quando lemos, saímos em uma surpreendente viagem cheia de aventuras onde exploramos outros universos.
A melhor época para ler é durante as férias, pois temos mais tempo e menos preocupações.
Um livro pode nos apresentar diferentes contextos de mundo e de vida, pode nos levar a diferentes aventuras em terra de monstros, de seres estranhos e de magia. Existem livros que provocam diferentes sensações, há livros que nos fazem rir, chorar e até mesmo voltar ao tempo em que éramos crianças e acreditávamos em contos de fadas. Os prazeres proporcionados por um bom livro geram sentimentos e expectativas diferentes ao leitor, pois esse conhece coisas e situações diferentes das corriqueiras, mostra-lhe como reagir perante as dificuldades, como mudar seu futuro, entre outros.
Muitas pessoas quando entram de férias querem viajar e esquecer os problemas, para isso nada melhor que um livro, pois ele proporciona esses dois desejos. A leitura enriquecesse nosso vocabulário, amplia nossos conhecimentos, muda nossa forma de encarar os desafios, o jeito de resolver determinados problemas, etc. Grande parte das respostas para as dúvidas do homem se encontra nos livros.
Há pessoas que gostam de livros literários, de livros científicos e outras de leitura religiosa, como a Bíblia, cada leitor tem um gosto e para cada gosto existe um livro. Atualmente muitos órgãos incentivam a leitura durante as férias, uma dessas formas de incentivo é a de abrir as bibliotecas durante o período de férias disponibilizando materiais atrativos e atuais, títulos que agradam a crianças, jovens e adultos. Uma das melhores formas de melhorar o conhecimento e o futuro do planeta é dedicar-se à leitura, pois os livros são uma rica fonte de conhecimentos”.

Espero que tenham curtido bastante, o texto, e é claro, as férias! Logo, logo teremos novidades.
Beijokas
Tia Mel®



terça-feira, 29 de junho de 2010

"Prata da casa" - O Mário

 Mário Prata 
Autografando para nossa Bibliô
Vocês merecem!

Dispensando apresentações, Mário Prata fez a noite de 24/06 em Novo Horizonte mais que especial. Atencioso e simpático conversou com o público de maneira receptiva e fechou com chave de ouro ao convidar  todos os presentes para uma sessão de fotos e autógrafos em seu camarim. O evento foi gentilmente preparado na EMEF Profª Hebe de Almeida Leite Cardoso, onde a Diretora Escolar Marli Moreira Mauri Remaih  cedeu para nós um espaço mais que especial. Titia Mel® também estava lá no Anfiteatro, que estava lotado, para conferir tudo de pertinho, porém confesso, com a emoção, consegui dizer apenas  uma única frase ao estimado autor: "é uma honra tê-lo conosco em nosso município", e acreditem, foi uma honra mesmo, afinal, contamos com a presença dos amantes da literatura "pratiana", de diversos alunos, professores, autoridades e imprensa local, um sucesso.
Para Lorena Martins e Ana Carolina Nogueira, coordenadoras do Programa e representantes da Secretaria de Estado da Cultura, um grande abraço, pois, com a maior atenção "trocavam figurinhas" conosco para que a realização do projeto fosse perfeita. Para tal, contamos com o empenho e dedicação da  Chefe de Divisão de Cultura Regina Céli Habib e da Assessora Adjunta da Divisão de Cultura Andréia Pereira. Não faltou o toque especial da Supervisora de Ensino Oliana Pereira Ascêncio e da Chefe de Divisão de Educação Zilda Luiza Muno Guareschi. Agradeço também nosso Diretor Municipal de Educação e Cultura Paulo César Magri, presença essencial que lidera com seriedade, dinamismo e muita competência todas as suas atribuições e para o mesmo, prometo que logo teremos um post especial.
Espero que gostem das fotos que coloquei aqui no Biblioblog  e com elas já sintam o gostinho de "quero mais Viagem Literária". 

Na Pousada da Fonte com representantes da Imprensa Local
Mário Prata com Cristina Simon e Kall Rigamonti


No camarim o queridíssimo Tupi - mediador da palestra -
"A VOZ" de Novo Horizonte 





Quando a Regina Habib perguntou ao Mário "o que quer no camarim?" Ele respondeu modestamente "sei lá!". Aí está o resultado, particularmente, achei um "sei lá" caprichadíssimo.




Muito capricho no preparo dos marcadores e livretos para a divulgação e lembrança da visita do escritor.
Contei com a ajuda amiga da nossa Chefe de Recursos Humanos Izabel, da querida  funcionária Cássia e até da minha sobrinha Aline...e claro, olha euzinha lá no cantinho. 


Ficou muito lindo como podem  conferir. 
Às meninas fica um beijinho de agradecimento, sei que sempre posso contar com vocês.


Apresentados anteriormente, Paulo César, Oliana, Andréia, Zilda, Mário Prata e Marli


          Mário Prata e o edil Arnaldo

Professores, Diretores e Coordenadores marcando presença
Zilda, Rosana, Márcia, Vanda, Mário, Tânia e Paulo


Visitantes preparando-se para entrar no Anfiteatro

Alunos da EMEF Francisco Álvares Florence marcando presença no encontro com o escritor, pose pra foto, essa é a galera da Professora Eliane Reis!









Entre os alunos presentes da Escola Estadual Pedro Teixeira de Queiroz, destacou-se Luciano Franco Liberato, assíduo frequentador da nossa Bibliô.















 Esta é a Kátia Rúbia, também leitora de carteirinha, afinal, desde a barriga já frequentava a Bibliô.(Minha filha né,rsrs), ela estava representando o Colégio Sagrado Coração de Jesus.







Lindíssimas e cheias de pose, também "fichadas" na nossa Bibliô; Rita e Maria Clara.


Olha a Tia Mel aí! Eu não poderia dispensar a oportunidade de estar pertinho do Mário Prata , e aproveitar para tirar uma "lasquinha" de sapiência, fiquei rindo à toa, também, ele é sui generis.

E agora para você que não participou deste encontro maravilhoso, não fique triste, terá outras oportunidades, e quem sabe, nos vemos no próximo encontro do Programa Viagem Literária. Até breve!

 Beijokas da Tia Mel®





























quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mário Prata

Conforme prometi aqui estou para falar um pouquinho deste autor que esta semana está "causando" em nosso município, lembrando que a visita já está agendada para amanhã, 24/06, às 19h no Anfiteatro da Escola Municipal Hebe de Almeida Leite Cardoso.
As informações sobre o Mário Prata que estão neste post retirei da orelha do livro " Mas será o Benedito? Dicionário de provérbios, expressões e ditos populares".
Mario Alberto Campos de Morais Prata nasceu em Uberaba, MG, em fevereiro de 1946. Tem textos traduzidos e/ou apresentados em mais de vinte países.
ESCRITOR E JORNALISTA: Pasquim, Folha de S. Paulo, Última Hora, Estadão, Status, careta, Gazeta de Lins.
TEATRO: Cordão Umbilical, Fábrica de Chocolate, Bésame Mucho, Salto Alto.
TELEVISÃO: Estúpido Cupido, Helena, Dinheiro Vivo, Um Sonho a Mais, Xico Rei (na Alemanha).
CINEMA: Bésame Mucho, O Beijo 2348/72, Xico Rei, O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo (em Portugal e Cabo Verde).
LITERATURA: O Homem que Sotava Pum, Sexta- Feira, de Noite, Contos Pirandellianos, O Morto que Morreu de Rir, Schifaizfavoire - Dicionário de Português, Filho é Bom, mas Dura Muito.
VÍDEO: E o Zé Reinaldo, Continua Nadando?, Osdois.

Além disso, o autor já foi premiado várias vezes no Brasil e em Montevidéu, Cali, Havana, Bruxelas e Munique.
Bem galera, é isso, espero que tenham gostado, afinal, logo após o evento volto com fotos e notícias contando tudo o que aconteceu pra vocês. Beijocas literárias da Mel®.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Viagem Literária


 

Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o programa Viagem Literária consiste em levar escritores e contadores de histórias para Bibliotecas do Estado de São Paulo, promovendo bate-papos, oficina de criação literária e contação de histórias.
O programa visa, mediante o contato entre os escritores e contadores de história com o público, estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar e revitalizar a Biblioteca pública de cada município.
Em 2010, o programa cresceu: serão 355 atividades e 71 cidades participantes. De Junho a Novembro, cada Biblioteca receberá uma atração mensal ligada à literatura.
Entre os municípios participantes o nosso está incluso e já está agendada  a presença do autor Mário Prata em nosso municipio.
Novo Horizonte foi inscrita para a seleção neste projeto através da Assessora Adjunta da Divisão de Cultura Andréia Pereira; e selecionada para o Programa Viagem Literária após a visita simpaticíssima das representantes da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Ana Carolina Nogueira e Lorena Martins; profissionais dedicadas e super atenciosas.
Katia Mel, Ana Carolina, Lorena e Andréia
                                     

Para o mês de Junho, nossa Bibliô sente-se honrada e estamos  nos preparando com todo o carinho  para a visita do autor Mário Prata, e estamos contando com o total apoio da Prefeitura de Novo Horizonte e do nosso Diretor de Educação e Cultura Professor Paulo César Magri.



“Sim, o escritor não existe sem o leitor. Criamos, entre nós, uma certa intimidade. Se você pensava o que eu iria escrever, do lado de cá, eu ficava pensando no que é que você queria ler”. (Mário Prata) 
in: Até mais – O Estado de São Paulo – 21/07/2004


  



Este encontro maravilhoso, devido às diversidades da meteorologia, será no Anfiteatro da EMEF Professora Hebe de Almeida Leite Cardoso às 19h do dia 24 de Junho de 2010. 
Estamos organizando uma postagem especial sobre o autor Mário Prata, com os detalhes de sua biografia e obras, que logo vocês poderão ver por aqui.
Aguardem mais novidades sobre este Projeto que tem tudo para dinamizar nosso espaço e intensificar nosso público.


segunda-feira, 7 de junho de 2010

III Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura

Pois é pessoal, como prometido aqui estamos novamente para contar sobre este evento incrível que foi o Festival da Mantiqueira 2010.

Andréia e Katia Mel
Tenda Principal

Com uma programação diversificada e gratuita, começou sexta-feira, 28/05, o Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura. O evento que chega a sua terceira edição foi realizado até domingo, 30/05. Foram três dias totalmente dedicados à literatura, em que o público teve acesso direto aos seus escritores preferidos, seja em conversas temáticas, em oficinas literárias e até mesmo nas ruas.
Além da programação da tenda principal, o festival incluiu encontros entre escritores e alunos de escolas pré-agendadas na tenda dos estudantes; atividades para crianças, que aconteceram na Biblioteca Solidária; shows no palco principal e no Photozofia Arte & Cozinha; e oficinas exclusivas para professores, estudantes (maiores de 18 anos) e bibliotecários, na EMEF Profª Mercedes Rachid Edwards e no Espaço Cultural Sebastião Batista. A Livraria da Vila monta na praça principal da cidade uma loja, na qual estarão à venda títulos dos autores presentes no festival. E mais fotos...

O Festival da Mantiqueira em São Francisco Xavier


   












                               


O Hotel Comfort em São José dos Campos


Agora vou mostrar fotos tiradas na Biblioteca Solidária em São Francisco Xavier, palco de momentos lindos, detalhes impressionantes (os quais me apaixonei), incluso o Gato Chiquito que não poderíamos deixar de fora.




Entrada da Gibiteca













 Lugar de Gente Pequena é na Gibiteca










Andréia no acervo com Chiquito













Eu não poderia deixar a Biblioteca sem conversar um pouco com uma leitora local e fazer um "xamego" no Chiquito, esbanja simpatia e o local acolhedor é um convite à leitura.








E com tanta coisa importante acontecendo, nós também tivemos o nosso lado "Robert" e tiramos uma "casquinha" das celebridades presentes. 
O primeiro de nossa lista é o Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural - 
André Sturm, atenciosíssimo como sempre...
















O Presidente da Academia Paulista de Letras -José Renato Nalini também estava lá, hiper simpático


Dificuldades para conseguir até mesmo "entrar" na Tenda de Walcyr Carrasco, mas, já que entramos não poderíamos deixar de chegar pertinho...olha a prova aí embaixo...palestra sensacional...


Cadão Volpato abrilhantou a noite com a Mesa Literária entitulada "Literatura e Poderes" com seus convidados Lira Neto, Arnaldo Bloch e  Humberto França,  para um bate papo cultural sobre suas obras.





Sentamos em um lugar desfavorecido, "fotograficamente" falando, porém, pedi para uma desconhecida sentadinha bem em frente ao palco bater a foto, aí vai meu agradecimento: "Obrigada moça de botas caramelo"!







Na oficina que participei, Dinamização do Espaço Físico e Virtual da Biblioteca, aprendi muito sobre o desenvolvimento do meu trabalho aqui na Bibliô, a troca de experiências com outros colegas da área foi muito gratificante, além do enriquecimento pessoal e profissional que vocês verão resultado logo logo.




Eu com a Márcia de Grandi, Bibliotecária da USP, ministrou nossa oficina com este sorriso lindo o tempo inteiro, astral altíssimo.




Adriana Ferrari estava lá pra conferir tudinho, lindíssima Coordenadora das Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo







Márcia de Grandi, André Sturm, e as queridíssimas Lorena Martins e Ana Carolina Nogueira que fazem parte da Coordenação do Programa Viagem Literária

E por falar no Programa Viagem Literária, é justamente aí que nossa Bibliô entra, fui ao Festival da Mantiqueira para dar o primeiro passo deste Projeto que vai dar o que falar, e para tal, com muita honra, a Biblioteca Pública Municipal Jornalista Paulo Falzetta foi selecionada e fará parte neste ano com outras cidades do nosso estado. 

Titia Mel deixa um beijinho pra vocês e em breve trará mais notícias sobre o
Viagem Literária 2010

Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela? Hipácia de Alexandria

Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela?  Hipácia de Alexandria
"A curiosidade matou o gato": esta expressão surgiu para alertar uma pessoa de que um mal pode ocorrer se ela for muito curiosa, pois, na Europa da Idade Média as pessoas não gostavam de gatos e aprendiam que os gatos pretos traziam má sorte. Assim preparavam armadilhas. A curiosidade do gato realmente acabava levando-o a morte. A expressão "a curiosidade matou o gato" era então usada por líderes para inibir a busca do conhecimento bíblico e científico e pregar mentiras. A partir daí, surge o nosso "gato de biblioteca", cheio de curiosidades para contar pra vocês. Espero que gostem e confiram sempre, pois, de tempos em tempos, o "gato" sai pra buscar outras curiosidades.

Dica da Hipácia

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá. Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país. Este texto a Hipácia retirou da Wikipédia para trazer para vocês. Lambeijos

12 de Março

12 de Março
Feliz Dia do Bibliotecário