Convide seus amigos para conhecer o Biblioblog

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Viagem Literária


 

Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o programa Viagem Literária consiste em levar escritores e contadores de histórias para Bibliotecas do Estado de São Paulo, promovendo bate-papos, oficina de criação literária e contação de histórias.
O programa visa, mediante o contato entre os escritores e contadores de história com o público, estimular o prazer da leitura e formar novos leitores, além de valorizar e revitalizar a Biblioteca pública de cada município.
Em 2010, o programa cresceu: serão 355 atividades e 71 cidades participantes. De Junho a Novembro, cada Biblioteca receberá uma atração mensal ligada à literatura.
Entre os municípios participantes o nosso está incluso e já está agendada  a presença do autor Mário Prata em nosso municipio.
Novo Horizonte foi inscrita para a seleção neste projeto através da Assessora Adjunta da Divisão de Cultura Andréia Pereira; e selecionada para o Programa Viagem Literária após a visita simpaticíssima das representantes da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Ana Carolina Nogueira e Lorena Martins; profissionais dedicadas e super atenciosas.
Katia Mel, Ana Carolina, Lorena e Andréia
                                     

Para o mês de Junho, nossa Bibliô sente-se honrada e estamos  nos preparando com todo o carinho  para a visita do autor Mário Prata, e estamos contando com o total apoio da Prefeitura de Novo Horizonte e do nosso Diretor de Educação e Cultura Professor Paulo César Magri.



“Sim, o escritor não existe sem o leitor. Criamos, entre nós, uma certa intimidade. Se você pensava o que eu iria escrever, do lado de cá, eu ficava pensando no que é que você queria ler”. (Mário Prata) 
in: Até mais – O Estado de São Paulo – 21/07/2004


  



Este encontro maravilhoso, devido às diversidades da meteorologia, será no Anfiteatro da EMEF Professora Hebe de Almeida Leite Cardoso às 19h do dia 24 de Junho de 2010. 
Estamos organizando uma postagem especial sobre o autor Mário Prata, com os detalhes de sua biografia e obras, que logo vocês poderão ver por aqui.
Aguardem mais novidades sobre este Projeto que tem tudo para dinamizar nosso espaço e intensificar nosso público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela? Hipácia de Alexandria

Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela?  Hipácia de Alexandria
"A curiosidade matou o gato": esta expressão surgiu para alertar uma pessoa de que um mal pode ocorrer se ela for muito curiosa, pois, na Europa da Idade Média as pessoas não gostavam de gatos e aprendiam que os gatos pretos traziam má sorte. Assim preparavam armadilhas. A curiosidade do gato realmente acabava levando-o a morte. A expressão "a curiosidade matou o gato" era então usada por líderes para inibir a busca do conhecimento bíblico e científico e pregar mentiras. A partir daí, surge o nosso "gato de biblioteca", cheio de curiosidades para contar pra vocês. Espero que gostem e confiram sempre, pois, de tempos em tempos, o "gato" sai pra buscar outras curiosidades.

Dica da Hipácia

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá. Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país. Este texto a Hipácia retirou da Wikipédia para trazer para vocês. Lambeijos

12 de Março

12 de Março
Feliz Dia do Bibliotecário