Conforme prometi aqui estou para falar um pouquinho deste autor que esta semana está "causando" em nosso município, lembrando que a visita já está agendada para amanhã, 24/06, às 19h no Anfiteatro da Escola Municipal Hebe de Almeida Leite Cardoso.
As informações sobre o Mário Prata que estão neste post retirei da orelha do livro " Mas será o Benedito? Dicionário de provérbios, expressões e ditos populares".
Mario Alberto Campos de Morais Prata nasceu em Uberaba, MG, em fevereiro de 1946. Tem textos traduzidos e/ou apresentados em mais de vinte países.
ESCRITOR E JORNALISTA: Pasquim, Folha de S. Paulo, Última Hora, Estadão, Status, careta, Gazeta de Lins.
TEATRO: Cordão Umbilical, Fábrica de Chocolate, Bésame Mucho, Salto Alto.
TELEVISÃO: Estúpido Cupido, Helena, Dinheiro Vivo, Um Sonho a Mais, Xico Rei (na Alemanha).
CINEMA: Bésame Mucho, O Beijo 2348/72, Xico Rei, O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo (em Portugal e Cabo Verde).
LITERATURA: O Homem que Sotava Pum, Sexta- Feira, de Noite, Contos Pirandellianos, O Morto que Morreu de Rir, Schifaizfavoire - Dicionário de Português, Filho é Bom, mas Dura Muito.
VÍDEO: E o Zé Reinaldo, Continua Nadando?, Osdois.
Além disso, o autor já foi premiado várias vezes no Brasil e em Montevidéu, Cali, Havana, Bruxelas e Munique.
Bem galera, é isso, espero que tenham gostado, afinal, logo após o evento volto com fotos e notícias contando tudo o que aconteceu pra vocês. Beijocas literárias da Mel®.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela? Hipácia de Alexandria
Dica da Hipácia
No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.
Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.
Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.
Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país.
Este texto a Hipácia retirou da Wikipédia para trazer para vocês.
Lambeijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário