Convide seus amigos para conhecer o Biblioblog

terça-feira, 29 de junho de 2010

"Prata da casa" - O Mário

 Mário Prata 
Autografando para nossa Bibliô
Vocês merecem!

Dispensando apresentações, Mário Prata fez a noite de 24/06 em Novo Horizonte mais que especial. Atencioso e simpático conversou com o público de maneira receptiva e fechou com chave de ouro ao convidar  todos os presentes para uma sessão de fotos e autógrafos em seu camarim. O evento foi gentilmente preparado na EMEF Profª Hebe de Almeida Leite Cardoso, onde a Diretora Escolar Marli Moreira Mauri Remaih  cedeu para nós um espaço mais que especial. Titia Mel® também estava lá no Anfiteatro, que estava lotado, para conferir tudo de pertinho, porém confesso, com a emoção, consegui dizer apenas  uma única frase ao estimado autor: "é uma honra tê-lo conosco em nosso município", e acreditem, foi uma honra mesmo, afinal, contamos com a presença dos amantes da literatura "pratiana", de diversos alunos, professores, autoridades e imprensa local, um sucesso.
Para Lorena Martins e Ana Carolina Nogueira, coordenadoras do Programa e representantes da Secretaria de Estado da Cultura, um grande abraço, pois, com a maior atenção "trocavam figurinhas" conosco para que a realização do projeto fosse perfeita. Para tal, contamos com o empenho e dedicação da  Chefe de Divisão de Cultura Regina Céli Habib e da Assessora Adjunta da Divisão de Cultura Andréia Pereira. Não faltou o toque especial da Supervisora de Ensino Oliana Pereira Ascêncio e da Chefe de Divisão de Educação Zilda Luiza Muno Guareschi. Agradeço também nosso Diretor Municipal de Educação e Cultura Paulo César Magri, presença essencial que lidera com seriedade, dinamismo e muita competência todas as suas atribuições e para o mesmo, prometo que logo teremos um post especial.
Espero que gostem das fotos que coloquei aqui no Biblioblog  e com elas já sintam o gostinho de "quero mais Viagem Literária". 

Na Pousada da Fonte com representantes da Imprensa Local
Mário Prata com Cristina Simon e Kall Rigamonti


No camarim o queridíssimo Tupi - mediador da palestra -
"A VOZ" de Novo Horizonte 





Quando a Regina Habib perguntou ao Mário "o que quer no camarim?" Ele respondeu modestamente "sei lá!". Aí está o resultado, particularmente, achei um "sei lá" caprichadíssimo.




Muito capricho no preparo dos marcadores e livretos para a divulgação e lembrança da visita do escritor.
Contei com a ajuda amiga da nossa Chefe de Recursos Humanos Izabel, da querida  funcionária Cássia e até da minha sobrinha Aline...e claro, olha euzinha lá no cantinho. 


Ficou muito lindo como podem  conferir. 
Às meninas fica um beijinho de agradecimento, sei que sempre posso contar com vocês.


Apresentados anteriormente, Paulo César, Oliana, Andréia, Zilda, Mário Prata e Marli


          Mário Prata e o edil Arnaldo

Professores, Diretores e Coordenadores marcando presença
Zilda, Rosana, Márcia, Vanda, Mário, Tânia e Paulo


Visitantes preparando-se para entrar no Anfiteatro

Alunos da EMEF Francisco Álvares Florence marcando presença no encontro com o escritor, pose pra foto, essa é a galera da Professora Eliane Reis!









Entre os alunos presentes da Escola Estadual Pedro Teixeira de Queiroz, destacou-se Luciano Franco Liberato, assíduo frequentador da nossa Bibliô.















 Esta é a Kátia Rúbia, também leitora de carteirinha, afinal, desde a barriga já frequentava a Bibliô.(Minha filha né,rsrs), ela estava representando o Colégio Sagrado Coração de Jesus.







Lindíssimas e cheias de pose, também "fichadas" na nossa Bibliô; Rita e Maria Clara.


Olha a Tia Mel aí! Eu não poderia dispensar a oportunidade de estar pertinho do Mário Prata , e aproveitar para tirar uma "lasquinha" de sapiência, fiquei rindo à toa, também, ele é sui generis.

E agora para você que não participou deste encontro maravilhoso, não fique triste, terá outras oportunidades, e quem sabe, nos vemos no próximo encontro do Programa Viagem Literária. Até breve!

 Beijokas da Tia Mel®





























Um comentário:

  1. olá, Katia Mel.
    gostei demais de tudo aí.
    foi muito bom.
    beijos para todas!!!
    mario prata
    mac.prata@terra.com.br

    ResponderExcluir

Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela? Hipácia de Alexandria

Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela?  Hipácia de Alexandria
"A curiosidade matou o gato": esta expressão surgiu para alertar uma pessoa de que um mal pode ocorrer se ela for muito curiosa, pois, na Europa da Idade Média as pessoas não gostavam de gatos e aprendiam que os gatos pretos traziam má sorte. Assim preparavam armadilhas. A curiosidade do gato realmente acabava levando-o a morte. A expressão "a curiosidade matou o gato" era então usada por líderes para inibir a busca do conhecimento bíblico e científico e pregar mentiras. A partir daí, surge o nosso "gato de biblioteca", cheio de curiosidades para contar pra vocês. Espero que gostem e confiram sempre, pois, de tempos em tempos, o "gato" sai pra buscar outras curiosidades.

Dica da Hipácia

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá. Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país. Este texto a Hipácia retirou da Wikipédia para trazer para vocês. Lambeijos

12 de Março

12 de Março
Feliz Dia do Bibliotecário