Convide seus amigos para conhecer o Biblioblog

segunda-feira, 7 de junho de 2010

III Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura

Pois é pessoal, como prometido aqui estamos novamente para contar sobre este evento incrível que foi o Festival da Mantiqueira 2010.

Andréia e Katia Mel
Tenda Principal

Com uma programação diversificada e gratuita, começou sexta-feira, 28/05, o Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura. O evento que chega a sua terceira edição foi realizado até domingo, 30/05. Foram três dias totalmente dedicados à literatura, em que o público teve acesso direto aos seus escritores preferidos, seja em conversas temáticas, em oficinas literárias e até mesmo nas ruas.
Além da programação da tenda principal, o festival incluiu encontros entre escritores e alunos de escolas pré-agendadas na tenda dos estudantes; atividades para crianças, que aconteceram na Biblioteca Solidária; shows no palco principal e no Photozofia Arte & Cozinha; e oficinas exclusivas para professores, estudantes (maiores de 18 anos) e bibliotecários, na EMEF Profª Mercedes Rachid Edwards e no Espaço Cultural Sebastião Batista. A Livraria da Vila monta na praça principal da cidade uma loja, na qual estarão à venda títulos dos autores presentes no festival. E mais fotos...

O Festival da Mantiqueira em São Francisco Xavier


   












                               


O Hotel Comfort em São José dos Campos


Agora vou mostrar fotos tiradas na Biblioteca Solidária em São Francisco Xavier, palco de momentos lindos, detalhes impressionantes (os quais me apaixonei), incluso o Gato Chiquito que não poderíamos deixar de fora.




Entrada da Gibiteca













 Lugar de Gente Pequena é na Gibiteca










Andréia no acervo com Chiquito













Eu não poderia deixar a Biblioteca sem conversar um pouco com uma leitora local e fazer um "xamego" no Chiquito, esbanja simpatia e o local acolhedor é um convite à leitura.








E com tanta coisa importante acontecendo, nós também tivemos o nosso lado "Robert" e tiramos uma "casquinha" das celebridades presentes. 
O primeiro de nossa lista é o Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural - 
André Sturm, atenciosíssimo como sempre...
















O Presidente da Academia Paulista de Letras -José Renato Nalini também estava lá, hiper simpático


Dificuldades para conseguir até mesmo "entrar" na Tenda de Walcyr Carrasco, mas, já que entramos não poderíamos deixar de chegar pertinho...olha a prova aí embaixo...palestra sensacional...


Cadão Volpato abrilhantou a noite com a Mesa Literária entitulada "Literatura e Poderes" com seus convidados Lira Neto, Arnaldo Bloch e  Humberto França,  para um bate papo cultural sobre suas obras.





Sentamos em um lugar desfavorecido, "fotograficamente" falando, porém, pedi para uma desconhecida sentadinha bem em frente ao palco bater a foto, aí vai meu agradecimento: "Obrigada moça de botas caramelo"!







Na oficina que participei, Dinamização do Espaço Físico e Virtual da Biblioteca, aprendi muito sobre o desenvolvimento do meu trabalho aqui na Bibliô, a troca de experiências com outros colegas da área foi muito gratificante, além do enriquecimento pessoal e profissional que vocês verão resultado logo logo.




Eu com a Márcia de Grandi, Bibliotecária da USP, ministrou nossa oficina com este sorriso lindo o tempo inteiro, astral altíssimo.




Adriana Ferrari estava lá pra conferir tudinho, lindíssima Coordenadora das Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo







Márcia de Grandi, André Sturm, e as queridíssimas Lorena Martins e Ana Carolina Nogueira que fazem parte da Coordenação do Programa Viagem Literária

E por falar no Programa Viagem Literária, é justamente aí que nossa Bibliô entra, fui ao Festival da Mantiqueira para dar o primeiro passo deste Projeto que vai dar o que falar, e para tal, com muita honra, a Biblioteca Pública Municipal Jornalista Paulo Falzetta foi selecionada e fará parte neste ano com outras cidades do nosso estado. 

Titia Mel deixa um beijinho pra vocês e em breve trará mais notícias sobre o
Viagem Literária 2010

Um comentário:

Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela? Hipácia de Alexandria

Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela?  Hipácia de Alexandria
"A curiosidade matou o gato": esta expressão surgiu para alertar uma pessoa de que um mal pode ocorrer se ela for muito curiosa, pois, na Europa da Idade Média as pessoas não gostavam de gatos e aprendiam que os gatos pretos traziam má sorte. Assim preparavam armadilhas. A curiosidade do gato realmente acabava levando-o a morte. A expressão "a curiosidade matou o gato" era então usada por líderes para inibir a busca do conhecimento bíblico e científico e pregar mentiras. A partir daí, surge o nosso "gato de biblioteca", cheio de curiosidades para contar pra vocês. Espero que gostem e confiram sempre, pois, de tempos em tempos, o "gato" sai pra buscar outras curiosidades.

Dica da Hipácia

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá. Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país. Este texto a Hipácia retirou da Wikipédia para trazer para vocês. Lambeijos

12 de Março

12 de Março
Feliz Dia do Bibliotecário