Convide seus amigos para conhecer o Biblioblog

quinta-feira, 3 de abril de 2014

02 de Abril - Dia Internacional da Literatura Infantil

Vamos incentivar nossos pequeninos...
Bibliobeijos
Katia Mel®

quarta-feira, 12 de março de 2014

12 de Março - Dia do Bibliotecário

Olá meus amores..hoje é um dia muito especial para nós, afinal, temos um dia só nosso, para declararmos o nosso amor pelos livros.
Quero desejar tudo o que há de mais lindo para os que trabalham nesta área e também para os nossos queridos leitores.
Bibliobeijos
Katia Mel®

quinta-feira, 6 de março de 2014

8 de Março - Dia Internacional da Mulher




Olá meus queridos Biblioblogueiros, hoje nosso tema está todo feminino, afinal, é uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.
Sendo assim, preparamos um post com a história sobre esta data. 
Sinceramente, acho um pouco triste, mas concordo que a homenagem é justa.

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais 

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. 

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. 

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Bibliobeijos

Katia Mel

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Estamos de volta...

Olá meus queridos
O Biblioblog da Mel está de volta...
Agora pretendemos continuar postando muita coisa boa pra vocês: novidades, textos, mensagens, dicas, enfim, tudo de bom que a Biblioteca Pública Municipal Jornalista Paulo Falzetta pode oferecer com todo o carinho que vocês já conhecem. 
Ano Novo, prédio novo e nosso público cada vez aumenta mais, está tudo muito lindo de viver. 
Quero fotografar todo nosso espaço e postar para que vocês conheçam, e, claro, fiquem com aquela vontade louca de conhecer pessoalmente.
Bibliobeijos e até breve.
Katia Mel

Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela? Hipácia de Alexandria

Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela?  Hipácia de Alexandria
"A curiosidade matou o gato": esta expressão surgiu para alertar uma pessoa de que um mal pode ocorrer se ela for muito curiosa, pois, na Europa da Idade Média as pessoas não gostavam de gatos e aprendiam que os gatos pretos traziam má sorte. Assim preparavam armadilhas. A curiosidade do gato realmente acabava levando-o a morte. A expressão "a curiosidade matou o gato" era então usada por líderes para inibir a busca do conhecimento bíblico e científico e pregar mentiras. A partir daí, surge o nosso "gato de biblioteca", cheio de curiosidades para contar pra vocês. Espero que gostem e confiram sempre, pois, de tempos em tempos, o "gato" sai pra buscar outras curiosidades.

Dica da Hipácia

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá. Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país. Este texto a Hipácia retirou da Wikipédia para trazer para vocês. Lambeijos

12 de Março

12 de Março
Feliz Dia do Bibliotecário