quinta-feira, 31 de maio de 2012
Recordações da 1ª Turma da Oficina "Uma gota de Mel na sua história"
Por hoje é só galerinha! Espero que tenham gostado! Lembrando que a 2ª Turma já iniciou a Oficina. Mil Bibliobeijos!
Katia Mel®
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Olá pessoal..quantas saudades..muitas coisas boas e muitos acontecimentos. Aparentemente a nossa bibliô(espaço físico) está em "processos finais" para o acabamento do novo prédio. Está ficando tudo muito lindo e euzinha já fui conferir de pertinho. Não vejo a hora de mostrar tudo para vocês.
Por enquanto continuo no setor administrativo da DMEC(Diretoria Municipal de Educação e Cultura), mas não deixo meu "eu literário" esquecido, continuo visitando as escolas e outras instituições que solicitam; além disso, atendo a pedidos do Diretor de Educação e Cultura, Paulo César Magri, formamos turmas noturnas de palestras sobre o "ato de contar histórias". Adoooooooro tudo!
Inclusive em breve "juro juradinho" postar fotos das visitas e das palestras, afinal, as professoras participantes são o máximo.
Bibliobeijos da Mel®
Assinar:
Postagens (Atom)
Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela? Hipácia de Alexandria
Dica da Hipácia
No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre.
Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.
Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.
Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país.
Este texto a Hipácia retirou da Wikipédia para trazer para vocês.
Lambeijos