Convide seus amigos para conhecer o Biblioblog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Vem aí o III Festival da Mantiqueira

Nossa Bibliô tem novidades, este ano estamos inscritos no III Festival da Mantiqueira e honradíssimos com a ocasião, pois a temática este ano será "Diálogos com a Literatura".
O Festival da Mantiqueira é um evento promovido em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Foi criado em 2008 e visa aproximar escritores e leitores, além de incentivar o prazer da leitura, reunindo, em sua programação, escritores renomados para conversar com o público sobre suas obras e sobre literatura em geral. Durante o evento são realizados debates, shows, sessões de autógrafos e atividades para crianças. Este ano ocorrerá de 28 a 30 de Maio e as atividades serão realizadas na aconchegante São Francisco Xavier, distrito localizado a 59 km de São José dos Campos e 138 Km de São Paulo, situado no coração da Serra da Mantiqueira. Aguardem mais notícias e fotos, pois, Tia Mel® e a  nossa Assessora Adjunto da Divisão de Cultura, Andréia Pereira estarão, entre outros contemplados, presentes no local. Durante o evento será lançado o terceiro ano do Programa Viagem Literária que será tema de destaque em nossas postagens logo, logo. Fiquem de olho!
 Andréia Pereira e Katia Mel®



terça-feira, 11 de maio de 2010

Porque lugar de Poesia...é no Varal!

Tudo ficou muito lindo e as mamães podem visitar nosso espaço de 4 até 14 de Maio, período de exposição. Depois deste prazo, a professora Vera virá buscar as poesias para que cada criança leve-a como lembrança às respectivas homenageadas. Abaixo, segue fotos da decoração pronta.
Esta poesia já está pronta para ir ao Varal














Felicidades Mamães! Esperamos que gostem, pois, tudo foi feito de "coração".

Varal Poético - Confecção e Exposição


Como havia prometido, aí estão as imagens da nossa Homenagem às Mães, o nosso Varal Poético. É claro que não poderiam faltar nossos "autores mirins" e o resultado final de todo esse carinho. Quero agradecer aos alunos que com a dedicação da professora Vera Lúcia Sanches Fais tornaram esta exposição muito mais que especial.

Lembrancinha de fuxico
Eu mesma fui a "fuxiqueira" de plantão





Concentração dos alunos para a escrita da poesia






      Psiu! Anjos criando...
Últimos retoques e detalhes ortográficos finais com a Professora Vera 
 

Acessa SP


Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, que oferece para a população o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à  internet. Contribui para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. Para atingir seus objetivos mantém espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet.
Para melhor atender a população e atingir os objetivos de inclusão digital, o Programa Acessa  São Paulo possui em parceria com a Prefeitura do nosso município, Novo Horizonte, um posto de  atendimento localizado em nossa Biblioteca e o público pode contar com toda a atenção dos nossos funcionários, Alexandre, Espírito e Rui, sempre dispostos a ajudar e tirar quaisquer dúvidas referentes ao  mundo virtual.

 Nossos funcionários Alexandre e Espírito

Rui à direita realizando mais um cadastro para o Programa
 


Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela? Hipácia de Alexandria

Curiosidades da Gata da Biblioteca. Qual é o nome dela?  Hipácia de Alexandria
"A curiosidade matou o gato": esta expressão surgiu para alertar uma pessoa de que um mal pode ocorrer se ela for muito curiosa, pois, na Europa da Idade Média as pessoas não gostavam de gatos e aprendiam que os gatos pretos traziam má sorte. Assim preparavam armadilhas. A curiosidade do gato realmente acabava levando-o a morte. A expressão "a curiosidade matou o gato" era então usada por líderes para inibir a busca do conhecimento bíblico e científico e pregar mentiras. A partir daí, surge o nosso "gato de biblioteca", cheio de curiosidades para contar pra vocês. Espero que gostem e confiram sempre, pois, de tempos em tempos, o "gato" sai pra buscar outras curiosidades.

Dica da Hipácia

No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 , a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia. Considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá. Manuel Bastos Tigre trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que comungam o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país. Este texto a Hipácia retirou da Wikipédia para trazer para vocês. Lambeijos

12 de Março

12 de Março
Feliz Dia do Bibliotecário